O Ministério da Defesa do Japão afirma que navios navais chineses e russos navegaram juntos entre duas ilhas da Prefeitura de Okinawa. Essa é a primeira confirmação desse tipo. Mas as embarcações não violaram as águas territoriais do Japão.
O ministério divulgou que, na quinta-feira, seis navios chineses e cinco russos atravessaram entre a ilha principal de Okinawa e a ilha de Miyakojima, no sudoeste do Japão, antes de seguir para o Mar da China Oriental.
Anteriormente, na terça-feira, a Força Marítima de Autodefesa havia detectado os navios navegando em direção ao oeste nas águas da ilha japonesa de Okinotorishima, no extremo sul do Pacífico.
Segundo o ministério, acredita-se que as embarcações estejam participando de uma patrulha conjunta que o ministério da defesa russo anunciou no final do mês passado ter iniciado no Pacífico.
O Ministério da Defesa do Japão expressou sérias preocupações com a segurança e permanece em alerta enquanto monitora a situação.
Em setembro do ano passado, o ministério confirmou navegações conjuntas semelhantes de navios das marinhas chinesa e russa em águas próximas ao Japão.
- China anuncia tarifa de 34% sobre produtos dos EUA - 5 de abril de 2025 3:53 am
- Mianmar em ruínas uma semana após forte terremoto - 5 de abril de 2025 3:49 am
- Discrepâncias surgem sobre método de tarifas recíprocas de Trump - 5 de abril de 2025 2:21 am