A mídia estatal russa informou que o líder da oposição, preso, Alexei Navalny, foi condenado a mais 19 anos de prisão na sexta-feira (4).
Navalny enfrentou seis acusações, incluindo a criação de uma organização extremista e o financiamento de atividades extremistas. Os promotores estavam buscando uma pena de 20 anos.
Navalny foi, inicialmente, preso em 2021 ao retornar da Alemanha, onde recebeu tratamento após ser envenenado em um voo na Rússia.
Um tribunal o condenou à prisão por violar a liberdade condicional em um caso anterior de desvio de dinheiro. Mais tarde, ele foi condenado por outros crimes.
Antes da sentença de sexta-feira (4), o crítico declarado do presidente Vladimir Putin sugeriu nas mídias sociais que o veredicto teria como objetivo intimidar o povo russo.
Ele escreveu: “ao prender centenas de pessoas, Putin está tentando aterrorizar milhões”. Ele acrescentou que “isso é algo para se manter a cabeça fria”.
Os seguidores de Navalny são, em sua maioria, jovens russos. Mais de 100 de seus apoiadores foram detidos durante os protestos realizados em junho para marcar seu aniversário.
Um filme sobre a tentativa de Navalny de descobrir a verdade sobre seu envenenamento ganhou o Oscar de melhor documentário na premiação da Academia deste ano.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am