O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, referiu-se aos Estados Unidos como o “maior fator de desestabilização do mundo”.
Wang fez as observações durante uma reunião com o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, na sexta-feira (11). A visita foi parte de sua turnê pelo Sudeste Asiático.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse que Wang falou a Lee que os EUA “são coniventes e apoiam as forças de independência de Taiwan ao solicitar o apoio dos EUA para a independência”, e isso “ultrapassa a linha vermelha da China”.
Wang disse ainda que os EUA “coagem outros países a se envolverem em protecionismo unilateral contra a China”.
Segundo relatos, ele acrescentou que tais “atos retrógrados só prejudicarão sua própria credibilidade e provarão ao mundo que os EUA se tornaram o maior fator de desestabilização do mundo”.
Os comentários surgem no momento em que os EUA aumentam seu envolvimento em Taiwan e endurecem as restrições às exportações para a China de alguns semicondutores avançados e outras tecnologias.
Diz-se que Lee expressou sua intenção de promover a cooperação com a China. Segundo informações, ele teria dito que o mundo atual não é pacífico e que Cingapura espera que os principais países desempenhem um papel de liderança, buscando benefícios mútuos e resultados vantajosos para todos.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm