O Ministério do Meio Ambiente do Japão está pronto para verificar os níveis de radiação em amostras de água do mar coletadas na costa da província de Fukushima. Isso ocorre depois que a água tratada e diluída começou a ser liberada da usina nuclear de Fukushima Daiichi para o mar na quinta-feira.
Nesta sexta-feira (25), o ministério coletará amostras em 11 locais, sendo que pelo menos um deles fica a cerca de 40 quilômetros da saída de água da usina. Uma instalação de pesquisa medirá a concentração de materiais radioativos, incluindo trítio, em cada amostra. O resultado será divulgado no domingo (27).
O ministério tem realizado anualmente quatro avaliações de monitoramento para examinar os níveis de radiação na água do mar ao largo de Fukushima. Ele aumentará a frequência para uma medição por semana e divulgará o resultado em seu site e nas mídias sociais.
O Ministro do Meio Ambiente, Nishimura Akihiro, disse que seu ministério realizará procedimentos de monitoramento minuciosos com alto grau de objetividade, transparência e credibilidade para evitar que a descarga de água cause danos à reputação.
A usina de Fukushima Daiichi sofreu um derretimento nuclear triplo no terremoto e tsunami de 2011. A água usada para resfriar o combustível derretido tem se misturado à chuva e à água subterrânea.
A água resultante é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio. Antes de liberá-la no mar, a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company, dilui a água tratada para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para água potável.
- Polícia japonesa promove campanha para segurança de turistas em carros alugados - 23 de fevereiro de 2025 1:47 am
- EUA e China discutem preocupações econômicas em reunião virtual - 23 de fevereiro de 2025 1:43 am
- Exercícios navais chineses desviam voos comerciais na Oceania - 23 de fevereiro de 2025 1:36 am