Os chefes de comércio dos Estados Unidos e da China mantiveram conversações. Os detalhes das conversas ainda não foram divulgados, mas é provável que eles tenham discutido maneiras de melhorar os laços econômicos entre os países em meio à divergência sobre tecnologia avançada.
A Secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, e o Ministro do Comércio da China, Wang Wentao, reuniram-se em Pequim na segunda-feira (28).
Vários meios de comunicação ocidentais citaram Raimondo como tendo dito na reunião que é importante que as duas maiores economias do mundo mantenham uma relação econômica estável. Ela também teria enfatizado que os países serão capazes de progredir.
Wang teria dito que a China está pronta para cooperar para promover o comércio e os investimentos bilaterais.
Os EUA estão intensificando os controles de exportação de produtos semicondutores que podem ser usados para fins militares. No início deste mês, Washington disse que regulamentaria o investimento na China em inteligência artificial e em algumas outras áreas.
A China também introduziu controles de exportação neste mês sobre dois metais estratégicos usados como materiais para semicondutores e outros produtos eletrônicos.
Raimondo planeja se reunir com autoridades chinesas seniores em Pequim e Xangai até quarta-feira.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am