O embaixador dos EUA no Japão disse que os líderes do Japão, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul devem fazer um acordo para regularizar uma cúpula trilateral e realizá-la anualmente.
O embaixador Rahm Emanuel fez as observações durante uma entrevista com a mídia japonesa em Tóquio na quinta-feira (10).
O embaixador disse que o acordo, provavelmente, será feito em uma reunião na próxima semana. O primeiro-ministro, Kishida Fumio, se reunirá com o presidente dos EUA, Joe Biden, e com o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, no retiro presidencial de Camp David, próximo a Washington, em 18 de agosto.
Ele disse que a reunião trilateral anual será separada daquelas realizadas à margem da cúpula do G20 e de outras reuniões internacionais.
Emanuel também disse que os três líderes concordarão em lançar exercícios trilaterais anuais, reforçar o compartilhamento de inteligência e aprimorar a colaboração no campo da segurança cibernética, em meio ao aumento das ameaças impostas pela Coreia do Norte e pela China.
Emanuel disse que os líderes divulgarão uma declaração de visão, além de um comunicado anunciando o acordo.
O embaixador disse que espera que a reunião da próxima semana leve a colaboração trilateral a uma nova fase, enfatizando que ela mudará o cenário estratégico da região do Indo-Pacífico.
- Talibã espera “novo capítulo” com governo Trump - 8 de novembro de 2024 12:42 pm
- Saito Tetsuo, Ministro da Terra, assumirá liderança do Komeito no Japão - 8 de novembro de 2024 10:01 am
- Programa “O Sul em Cima” 34/2024 destaca Carlos Patrício e Necka Ayala - 8 de novembro de 2024 9:46 am