O iene caiu para a faixa de 146 em relação ao dólar, em um determinado momento, no mercado de câmbio de Nova York na quarta-feira (16).
Esse valor é menor do que quando o iene afundou para 145,90 em setembro passado, levando o governo japonês e o banco central a lançar uma intervenção de venda de dólares e compra de ienes pela primeira vez em 24 anos.
Fontes do mercado dizem que os observadores estão esperando para ver se o governo e o Banco do Japão intervirão para interromper a queda do iene. O Ministro das Finanças do Japão, Suzuki Shunichi, observou que as autoridades estão observando atentamente o mercado de câmbio.
Alguns analistas dizem que a economia japonesa se beneficia mais, de modo geral, com a desvalorização do iene.
Eles observam que a situação é diferente da do outono passado, porque o consumo de entrada de turistas estrangeiros está aumentando e a balança comercial em junho foi positiva.
As flutuações no mercado de câmbio tendem a ser maiores nesta época do ano, já que as negociações são limitadas devido às férias de verão. Isso pode estar fazendo com que o iene se enfraqueça ainda mais.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm