A Holanda e a Dinamarca decidiram fornecer à Ucrânia caças F-16 para ajudar o país a defender seu espaço aéreo contra as forças russas.
O gabinete presidencial da Ucrânia anunciou no domingo (20), que o presidente do país, Volodymyr Zelenskyy, havia se encontrado com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, na Holanda. O presidente agradeceu à Holanda pela decisão.
Zelenskyy falou com repórteres após o encontro, classificando a decisão de “absolutamente histórica, poderosa e inspiradora para” a Ucrânia. Ele acrescentou que “é mais um passo para fortalecer o escudo aéreo da Ucrânia”.
Zelenskyy escreveu em sua postagem nas redes sociais no domingo que ele e Rutte concordaram que a Ucrânia receberá 42 caças F-16. No entanto, a Holanda não divulgou o número.
Zelenskyy também viajou para a Dinamarca e se encontrou com a primeira-ministra, Mette Frederiksen. Mais tarde, ele escreveu em outra postagem nas redes sociais que a Dinamarca prometeu 19 F-16s à Ucrânia.
O ministro da Defesa dinamarquês, Jakob Ellemann-Jensen, disse em um comunicado que se orgulha de que a Dinamarca, junto com a Holanda, doará F-16s à luta da Ucrânia pela liberdade contra a Rússia e sua agressão sem sentido. Ele acrescenta que o apoio da Dinamarca à Ucrânia é inabalável.
Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA revelou na quinta-feira (17), que Washington havia aprovado oficialmente a transferência de caças F-16 da Holanda e da Dinamarca para Kiev, assim que os pilotos ucranianos concluírem o treinamento para voar nos aviões fabricados nos EUA. A Holanda e a Dinamarca lideram uma coalizão para o treinamento.
Analistas afirmam que Zelenskyy buscou acelerar o fornecimento de caças F-16 visitando os dois países europeus.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am