Diplomatas seniores dos Estados Unidos e da China se reuniram e discutiram uma série de questões, possivelmente incluindo uma visita aos EUA do novo Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.
O Departamento de Estado dos EUA anunciou que o Secretário de Estado Assistente para Assuntos do Leste Asiático e do Pacífico, Daniel Kritenbrink, reuniu-se com o chefe do Departamento de Assuntos da América do Norte e da Oceania do Ministério das Relações Exteriores da China, Yang Tao, em Washington, na segunda-feira.
O comunicado de imprensa do departamento descreveu a discussão como “parte dos esforços contínuos para manter linhas abertas de comunicação e gerenciar com responsabilidade o relacionamento bilateral”.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões bilaterais, regionais e globais, incluindo as relativas à Ucrânia e a Taiwan.
Quando o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visitou Pequim em junho, ele concordou em aceitar uma visita do então Ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, a Washington. Mas Qin foi removido de seu cargo em julho.
O antecessor de Qin, Wang Yi, que é o membro do bureau político do Partido Comunista encarregado da diplomacia, assumiu novamente o cargo de ministro das Relações Exteriores.
Kritenbrink e Yang podem, portanto, ter feito os preparativos para a visita de Wang aos EUA.
Blinken expressou seu desejo de dialogar com a China para estabilizar as relações bilaterais. Observando que conhece Wang há mais de uma década, Blinken sugeriu que eles se darão bem, como já fizeram antes.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am