Uma autoridade sênior de Seul disse que os líderes da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e do Japão divulgarão pelo menos dois documentos de políticas como resultados de sua cúpula tripartite nos EUA.
O principal conselheiro adjunto de segurança nacional da Coreia do Sul, Kim Tae-hyo, falou aos repórteres em Seul na quinta-feira (17), antes de uma reunião dos líderes na sexta-feira (18), em Camp David, o retiro presidencial dos EUA perto de Washington.
Kim disse que um documento será chamado de “Princípios de Camp David”. Ele disse que servirá como um conjunto de diretrizes para que os três países colaborem em vários campos para alcançar a paz e a estabilidade globais.
Ele disse que o segundo documento será uma declaração conjunta intitulada “Espírito de Camp David”. Ele disse que o documento conterá artigos sobre a formação de órgãos consultivos trilaterais e a realização de exercícios conjuntos envolvendo as Forças de Autodefesa do Japão e as forças armadas da Coreia do Sul e dos EUA.
Kim disse que as três nações estão trabalhando em conjunto nas questões que envolvem a Península Coreana, com foco nas ameaças da Coreia do Norte.
Mas ele acrescentou que, a partir da cúpula, eles se transformarão em um veículo cooperativo que contribuirá para a liberdade, a paz e a prosperidade de toda a região do Indo-Pacífico.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm