O calor sufocante continuou a atingir o Japão na segunda-feira (31), com temperaturas superiores a 35 graus Celsius em grande parte do país. As prefeituras de Saitama e Gunma registraram máximas de mais de 39 graus durante o dia.
A Agência Meteorológica do Japão informou que as temperaturas, na segunda-feira, subiram para 39,2 graus na cidade de Kumagaya, na província de Saitama, e 39,1 graus na cidade de Hatoyama, também em Saitama, e na cidade de Isesaki, na província de Gunma.
Outro dia escaldante está previsto para terça-feira. As máximas diurnas devem chegar a 37 graus nas cidades de Kyoto e Tottori, bem como na cidade de Kurume, na província de Fukuoka. As cidades de Nagoya, Fukui, Osaka e Hiroshima podem esperar uma máxima de 36 graus. A previsão é de que o mercúrio chegue a 35 graus nas cidades de Matsuyama e Maebashi.
O calor extremo também é esperado no centro de Tóquio, com 34 graus.
As autoridades meteorológicas estão alertando que as máximas diurnas chegarão a 35 graus ou mais em muitas partes do norte ao oeste do Japão até sexta-feira.
As autoridades do Ministério do Meio Ambiente dizem que o número de mortes por insolação tende a aumentar quando o calor intenso continua. Um número crescente de casos de insolação, inclusive alguns fatais, foi registrado em todo o Japão.
As pessoas são aconselhadas a evitar passeios não essenciais, a usar o ar-condicionado de forma adequada, mesmo quando estiverem em ambientes fechados, e a se manterem hidratadas.
- Expo 2025 em Osaka destaca Ucrânia e inovações tecnológicas - 14 de abril de 2025 3:56 am
- Ataque russo com míssil mata dezenas civis em Sumy, Ucrânia - 14 de abril de 2025 3:51 am
- Premiê japonês quer convencer EUA a rever tarifas - 14 de abril de 2025 3:44 am