O Conselho de Segurança da ONU deverá convocar uma sessão de emergência em resposta à segunda tentativa da Coreia do Norte de lançar um satélite de reconhecimento militar usando tecnologia de mísseis balísticos.
A reunião deve ocorrer nesta sexta-feira (25), a pedido de países como o Japão e os Estados Unidos.
A Coreia do Norte realizou o lançamento na quinta-feira (24). Pyongyang disse que a tentativa havia fracassado. Isso ocorreu após sua primeira tentativa, que falhou em maio.
Os países que solicitaram a reunião sobre o último lançamento dizem que ele é uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU que proíbem o uso de tecnologia de mísseis balísticos pela Coreia do Norte.
A missão dos EUA na ONU criticou os lançamentos norte-coreanos por aumentarem as tensões no nordeste da Ásia e em outros lugares. Ela disse que o Conselho de Segurança da ONU deve denunciar o ” contínuo comportamento imprudente” do Norte.
O Conselho de Segurança não está conseguindo tomar uma ação unificada em relação aos repetidos lançamentos de mísseis balísticos de Pyongyang. A China e a Rússia, que têm assentos permanentes no conselho, afirmam que os EUA são os culpados pelo aumento das tensões na Península Coreana e áreas adjacentes.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, condenou veementemente o último lançamento do Norte na quinta-feira (24). Ele conclamou Pyongyang a “cessar tais atos e a retomar rapidamente o diálogo sem pré-condições” com os países relevantes para atingir a meta de paz sustentável.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm