O prefeito de Kaminoseki, na província de Yamaguchi, oeste do Japão, disse que sua cidade permitirá que a Chugoku Electric Power Company realize uma pesquisa de viabilidade para a construção de uma instalação para armazenar temporariamente o combustível nuclear usado.
No início deste mês, a empresa de serviços públicos anunciou seu plano de realizar uma pesquisa conjunta de seu local na cidade com a Kansai Electric Power Company.
A assembleia da cidade realizou uma reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira (18), para discutir a proposta da empresa de serviços públicos.
O prefeito Nishi Tetsuo disse na reunião que a população da cidade diminuiu e que ela tem a maior taxa de envelhecimento da região de Chugoku. Ele expressou preocupação com o fato de que, em breve, a cidade poderá não ter condições de fornecer serviços essenciais aos seus residentes. Observando que sua missão é entregar uma cidade viável para as gerações futuras, ele disse que é a favor de permitir o estudo. Mas acrescentou que espera ouvir as opiniões dos membros da assembleia e fazer um julgamento abrangente.
Todos os 10 membros da assembleia expressaram suas opiniões. Embora não tenha havido votação, apenas três deles se opuseram definitivamente à medida.
Antes da reunião, os oponentes da pesquisa se manifestaram em frente à prefeitura. Em um determinado momento, houve uma briga entre os manifestantes e a polícia.
Uma instalação de reprocessamento de combustível nuclear, um componente essencial da política do governo para reciclar o combustível nuclear, está sendo construída na Prefeitura de Aomori, no norte do Japão, mas a construção está muito atrasada.
As barras de combustível usadas estão enchendo as piscinas das usinas nucleares em todo o Japão, e as empresas regionais de energia estão lutando para garantir locais de armazenamento provisório. A Kansai Electric Power afirma que mais de 80% de suas piscinas de combustível estão cheias.
O governo está tentando promover a construção de instalações provisórias, fornecendo subsídios aos municípios anfitriões. Se a pesquisa levar à construção, Kaminoseki se tornará o segundo município do Japão a sediar esse tipo de instalação.
- Mundo esquerdista critica META por mudar sistema de verificação de fatos - 12 de janeiro de 2025 8:12 am
- Livro infantil relembra sobreviventes do terremoto de 1995 - 12 de janeiro de 2025 8:03 am
- Ataque com martelo em universidade em Tóquio deixa oito feridos - 12 de janeiro de 2025 7:37 am