A tempestade tropical Lan provocou chuvas torrenciais nas regiões de Chugoku e Kansai, no oeste do Japão. Estão surgindo mais detalhes sobre a extensão dos danos, inclusive na cidade de Tottori, onde as autoridades emitiram um alerta de emergência para chuvas fortes.
A cidade de Saji, no sul de Tottori, foi duramente atingida por uma série de desmoronamentos de estradas e pontes. Uma estrada nacional que passa pela cidade desabou.
1.597 moradores continuam presos em áreas próximas ao rio Saji, que atravessa a cidade. Algumas comunidades não têm acesso a água encanada. As pessoas foram vistas bombeando água de nascentes nas montanhas.
Uma moradora disse: “Minha família, de seis pessoas, precisa desesperadamente de água para dar descarga no banheiro”.
As ambulâncias não puderam chegar a algumas áreas devido a deslizamentos de terra. Na cidade de Saji, uma mulher de 80 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (15), em um salão comunitário onde ela estava procurando abrigo.
A cidade de Tottori e outras autoridades disseram que levou mais de três horas para uma equipe de ambulância chegar até ela devido ao impacto dos deslizamentos de terra. A morte da mulher foi confirmada no hospital. As autoridades municipais estão tentando verificar se o desastre natural foi um fator que causou sua morte.
Tottori é uma importante área de cultivo de peras. Em uma fazenda na cidade de Yurihama, a tempestade arrancou cerca de 600 peras de seus galhos. As frutas estavam prontas para serem colhidas.
O produtor de peras Mitsuda Tatsuhiko disse: “Cheguei à fazenda esta manhã e encontrei peras por toda parte no chão. Não há nada que eu possa fazer quando se trata de um tufão”.
A tempestade também causou danos em outras áreas. Na cidade de Fukuchiyama, na Prefeitura de Kyoto, uma seção de uma estrada desabou.
Em um templo da cidade, mais de 30 lápides foram derrubadas no início da manhã. O sacerdote-chefe diz que é de partir o coração.
O impacto também pode ser visto na costa. A madeira flutuou por um rio até o porto de Kami, na província de Hyogo, e está dificultando que os pescadores levem seus barcos para o mar.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am