As importações dos EUA provenientes da China caíram cerca de 25% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano anterior, em meio a um racha entre as maiores economias do mundo. Isso fez com que a China deixasse de ser o principal exportador de mercadorias para os EUA, posição que ocupou por 15 anos.
O Departamento de Comércio dos EUA informou na terça-feira (8), que as importações de mercadorias da China totalizaram cerca de 202,9 bilhões de dólares de janeiro a junho. O valor caiu em mais de 68 bilhões de dólares em relação ao mesmo período do ano passado.
Como resultado, a participação da China nas importações de produtos dos EUA caiu para 13,3%.
O México ficou em primeiro lugar, com 15,5%, seguido pelo Canadá, com 13,8%. O Japão ficou em quinto lugar, com 4,7%.
No ano passado, o valor do comércio de mercadorias entre os EUA e a China no ano inteiro atingiu o maior valor de todos os tempos. No entanto, há movimentos nos EUA para reduzir a dependência da China, uma vez que o conflito em relação a questões econômicas vem se aprofundando, e Washington reforçou os controles de exportação de semicondutores e outros itens.
A disputa entre as duas maiores economias do mundo vem afetando negativamente a economia global.
No mês passado, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, visitou a China, e os dois lados concordaram em continuar as negociações.
No entanto, observadores dizem que será difícil para eles encontrarem um meio termo sobre semicondutores, tarifas e outras áreas em disputa. Ainda não se sabe se os dois países farão progressos concretos nas negociações sobre essas questões.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am