O candidato à presidência do maior partido de oposição de Taiwan prometeu restaurar a estabilidade nas relações com a China. Hou Yu-ih, do partido Kuomintang, falou na terça-feira (1), em uma entrevista à NHK, depois de chegar ao Japão no dia anterior.
Hou está cumprindo seu segundo mandato como prefeito da cidade de Nova Taipei. Ele disse que o partido Koumintang tem um histórico de manter relações estáveis entre os dois lados do Estreito enquanto esteve no poder.
A popularidade do prefeito, de 66 anos, em Nova Taipé levou à sua candidatura para a eleição presidencial do próximo ano. A cidade tem o maior número de eleitores qualificados em Taiwan.
Os laços com a China são um dos principais temas da eleição. Hou expressou preocupação com o fato de que o relacionamento está se deteriorando.
Hou disse: “As relações entre os dois lados do Estreito estão à beira da guerra. Se não tomarmos cuidado, a guerra ocorrerá facilmente. Como agora estamos enfrentando esse desafio, a primeira coisa que devo fazer como candidato é aliviar as tensões entre os dois lados”.
O Kuomintang, sob o comando de Ma Ying-jeou, foi o partido governante até 2016, quando Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista, assumiu o poder.
Hou diz que a política de Ma em relação à China era não buscar a unificação, a independência ou o uso da força. Ele disse que essa política possibilita a estabilização das relações entre os dois lados do Estreito.
Hou disse: “Devemos aderir ao sistema de democracia e liberdade, continuar a melhorar a defesa e as capacidades militares e reduzir o confronto por meio do diálogo e das relações entre os dois lados. Esse é o caminho que devemos seguir e o que eu realmente pretendo fazer”.
Sobre o relacionamento com o Japão, Hou disse que o país é extremamente importante para a ordem regional geral da Ásia-Pacífico. Ele disse que Taiwan mantém relações muito próximas com o Japão para desempenhar um papel importante na manutenção da ordem regional.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm