A Arábia Saudita reabriu sua embaixada em Teerã, capital do Irã. A embaixada iraniana em Riad, capital da Arábia Saudita, retomou suas operações em junho.
Os ministros das Relações Exteriores dos dois países anunciaram a reabertura da embaixada em uma coletiva de imprensa em Riad na quinta-feira (17).
As duas nações, que seguem diferentes ramos do Islã, cortaram relações diplomáticas em 2016, pois competiam por influência em sua região. Em março, Teerã e Riad concordaram em restaurar os laços em um acordo mediado pela China.
O novo embaixador iraniano na Arábia Saudita, Alireza Enayati, conversou com a NHK no mês passado, antes de assumir o cargo. Ele indicou que o Irã trabalhará para melhorar as relações com as nações do Golfo.
O embaixador disse que os dois países estão buscando construir um relacionamento bilateral e também causar um impacto regional e global.
O enviado também expressou a esperança de que a ideia de segurança baseada no desenvolvimento econômico e na cooperação seja estabelecida na região do Golfo.
Riad também está buscando melhores laços com Israel com a ajuda dos Estados Unidos. Ainda não está claro se a normalização das relações entre Irã e Arábia Saudita levará à estabilidade regional.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am