A operadora da usina nuclear japonesa de Fukushima Daiichi, que se encontra paralisada, planeja começar a liberar água tratada e diluída da instalação no oceano na tarde desta quinta-feira (24), se os critérios científicos e de segurança predefinidos forem atendidos.
Na terça-feira (22), o governo japonês decidiu autorizar o início da liberação já na quinta-feira (24).
A usina administrada pela Tokyo Electric Power Company sofreu um derretimento triplo após o terremoto e o tsunami de 2011. Desde então, a chuva e a água subterrânea se misturaram com a água usada para resfriar o combustível derretido na usina. A água acumulada é tratada para remover a maior parte do material radioativo, mas ainda contém trítio.
O governo pretende diluir a água tratada para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível estabelecido nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável.
Na noite de terça-feira, a TEPCO encheu o “poço vertical de descarga” com a água tratada e diluída, e agora está medindo a concentração de trítio da água para confirmar se ela foi diluída conforme o objetivo.
A TEPCO diz que o resultado deverá estar disponível na manhã desta quinta-feira, e a liberação poderá começar por volta das 13 horas, se não houver problemas com o resultado e as condições climáticas.
Depois que a liberação for iniciada, a água será misturada com mais água do mar antes de sair do poço. A água seguirá para um túnel sob o leito marinho e sairá a um quilômetro da costa.
A TEPCO diz que planeja realizar a primeira rodada de liberação em 17 dias para descarregar 7.800 toneladas de água tratada. A empresa planeja liberar 31.200 toneladas de água tratada no atual ano fiscal até março. A quantidade é equivalente ao volume de cerca de 30 tanques de armazenamento.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am