A Tokyo Electric Power Company – TEPCO, apresentou à mídia seu processo de descarte de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no mar.
A TEPCO permitiu o acesso de membros da imprensa ao seu local de trabalho no domingo (27), o quarto dia de liberação da água.
Monitores na sala onde o equipamento usado para a descarga é controlado remotamente mostram os níveis de água nos tanques de armazenamento.
Um barulho alto foi ouvido fora da enorme instalação onde a água diluída é armazenada, o que sugere que a água está fluindo para um túnel submarino a caminho de ser liberada no oceano.
A TEPCO disse que havia liberado 1.420 toneladas de água até as 17 horas de domingo.
Também disse que seu equipamento está funcionando normalmente e que as amostras de água do mar não mostram nenhuma anormalidade nos níveis de radiação.
A empresa disse que espera descarregar 7.800 toneladas de água por volta de 10 de setembro, conforme planejado, o equivalente a 8 tanques. Mais de 1.000 tanques na usina são usados atualmente para armazenar água tratada.
A usina de Fukushima Daiichi sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de 2011. Desde então, a água usada para resfriar o combustível derretido na usina tem se misturado com a chuva e a água subterrânea.
A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio. Antes da liberação, o operador está diluindo a água tratada para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para água potável.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am