Um sistema ferroviário totalmente automatizado que utiliza vagões fabricados por uma empresa japonesa começou a operar em Honolulu, no estado americano do Havaí.
O segmento inicial do sistema Skyline foi inaugurado na sexta-feira (30). Ele percorre cerca de 17 quilômetros, conectando nove estações desde as proximidades do centro de Honolulu até os arredores da cidade, em cerca de 20 minutos.
Arco-íris, frequentemente vistos no Havaí, adornam os vagões de trem fabricados pela Hitachi. Os vagões também oferecem espaço interno para bicicletas e pranchas de surfe.
Esse é o primeiro sistema ferroviário autônomo dos EUA. Os trens são controlados a partir de um centro de operações localizado nos arredores de Honolulu.
Na cerimônia de abertura, o prefeito de Honolulu, Rick Blangiardi, expressou sua gratidão a todos os participantes, dizendo que o sistema ferroviário é histórico e transformador.
Após a cerimônia, a população local embarcou nos trens e aproveitou o passeio.
Espera-se que o sistema ferroviário reduza o uso de veículos e diminua o congestionamento nas vias expressas, além de reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa.
O segmento operacional será estendido em etapas até o aeroporto internacional do Havaí e o centro de Honolulu. A operadora espera inaugurar toda a linha até 2031.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am