O New York Times informou que as tropas ucranianas perderam até 20% do armamento que usaram nas duas primeiras semanas de sua contraofensiva contra a Rússia.
A reportagem de sábado (15), que cita autoridades americanas e europeias, diz que as perdas incluem tanques fornecidos por nações ocidentais.
O relatório acrescenta que a situação melhorou um pouco depois que a Ucrânia se concentrou mais no uso de mísseis de longo alcance para desgastar as forças russas.
O relatório continua dizendo que a contraofensiva, em alguns lugares, foi interrompida.
A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, disse no domingo (16), que as forças ucranianas estão avançando ao sul de Bakhmut, na região oriental de Donetsk.
Ela acrescentou que os combates têm sido ferozes e que as posições dos dois lados em conflito mudam várias vezes ao dia.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse na televisão estatal transmitida no domingo (16), que a contraofensiva da Ucrânia não estava tendo sucesso.
Putin também alertou que seu país se reserva o direito de retribuir se a Ucrânia usar munições de fragmentação fornecidas pelos Estados Unidos.
Um acordo que garante a exportação segura de produtos agrícolas ucranianos através do Mar Negro deve expirar nesta segunda-feira (17).
O acordo, que foi intermediado no ano passado pelas Nações Unidas e pela Turquia, foi prorrogado três vezes. As autoridades do Kremlin sugeriram que talvez não o façam novamente.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am