O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, afirma que mais de 10.500 civis ucranianos, incluindo cerca de 500 crianças, foram mortos no período de 500 dias desde o início da invasão russa.
Ele disse que houve “94.000 crimes de guerra cometidos e 115.000 objetos de infraestrutura civil destruídos” durante esse período.
Kostin disse: “Promotores e investigadores do Serviço de Segurança da Ucrânia e da polícia estão trabalhando sem parar para levar os invasores russos à justiça na Ucrânia e em tribunais internacionais”. Ele enfatizou: “Nenhum crime ficará impune”.
Kostin continuou dizendo: “O caminho para a justiça não é fácil. Mas estamos avançando”.
Enquanto isso, o Escritório do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos disse na sexta-feira (7), que 9.177 civis foram mortos em bombardeios de artilharia e ataques aéreos até o final de junho.
O órgão afirma que o número real será muito maior, pois é difícil saber os números exatos em áreas onde os combates ferozes continuam.
- Dia Internacional do Livro Infantil promove a leitura jovem - 2 de abril de 2025 11:56 am
- Trump anuncia tarifas recíprocas nesta quarta-feira (2) - 2 de abril de 2025 9:58 am
- Projeto Ponte 2025: Oportunidades para jovens imigrantes em Shiga - 2 de abril de 2025 7:43 am