O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, deve se reunir com o líder do Catar, Amir Sheikh Tamim Bin Hamad Al-Thani, nesta terça-feira (18), para discutir a cooperação no setor de energia.
Kishida visitará o Catar na última etapa de sua viagem de três nações ao Oriente Médio, durante a qual ele também visitou a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
Na reunião, Kishida deve buscar a cooperação do Catar, que é um dos maiores exportadores de gás natural liquefeito, GNL, do mundo, para garantir um fornecimento estável de GNL.
Ele também deve dizer ao líder do Catar que o Japão está disposto a fornecer assistência técnica para ajudar a construir uma sociedade descarbonizada.
Espera-se que os dois líderes concordem em atualizar o relacionamento bilateral para uma parceria estratégica e expandir as conversações entre as autoridades diplomáticas e de defesa dos dois países.
A visita de Kishida ao Qatar ocorre após uma reunião com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, na segunda-feira (17).
Nas conversações, Kishida transmitiu a expectativa do Japão de que os EAU desempenharão um papel de liderança na estabilização dos mercados internacionais de petróleo bruto.
Em uma declaração conjunta, os dois líderes se comprometeram a fortalecer a cooperação nos esforços de descarbonização, dado o compromisso dos EAU com a expansão das fontes de energia da próxima geração.
Kishida planeja realizar uma coletiva de imprensa ainda nesta terça-feira para explicar a importância e o resultado de sua viagem ao Oriente Médio.
- Em palestra no Infinity Group Hall, Dr. Takeshi Togawa alerta sobre importância da detecção precoce do câncer - 23 de fevereiro de 2025 3:51 am
- Ucrânia inicia negociações com EUA sobre minerais e segurança - 23 de fevereiro de 2025 2:15 am
- Christchurch lembra vítimas de terremoto que matou 185 pessoas em 2011 - 23 de fevereiro de 2025 2:12 am