As autoridades meteorológicas estão, novamente, pedindo à população do nordeste do Japão que permaneça em alerta, pois a região continua sendo inundada por chuvas recordes.
A agência meteorológica informou que a província de Akita e outras partes da região de Tohoku, ao longo da costa do Mar do Japão, foram atingidas por chuvas no sábado.
Uma quantidade recorde de mais de 320 milímetros caiu no Monte Taihei, na província de Akita.
As cidades de Fujisato e Happo registraram mais de 200 milímetros de chuva em um período de 24 horas até a manhã de domingo. Isso é mais do que a média para todo o mês de julho.
As prefeituras de Akita, Iwate e Yamagata estão sob alerta de deslizamento de terra.
As autoridades de Akita afirmam que vários rios, inclusive o rio Taihei, transbordaram de suas margens. Foi emitido o nível de alerta mais alto para inundações. Algumas áreas estão sob ordens de evacuação.
O escritório de meteorologia prevê mais chuvas para a região de Tohoku até este domingo (16), e está alertando sobre inundações em áreas baixas, além de rios transbordando e deslizamentos de terra.
Na Coreia do Sul, vários dias de chuvas fortes, inundações e deslizamentos de terra deixaram pelo menos 26 pessoas mortas e 10 desaparecidas. Grande parte do país está inundado desde quinta-feira.
As regiões afetadas vão desde a província de Chungcheong do Sul, no oeste, até a província de Gyeongsang do Norte, no leste. As autoridades meteorológicas estão alertando sobre a continuidade de chuvas fortes.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am