A chuva está se intensificando, novamente ,na região de Tohoku, no nordeste do Japão, incluindo a província de Akita, atingida pelo desastre.
As autoridades meteorológicas alertam que é provável que mais chuvas atinjam o lado de Tohoku no Mar do Japão até quarta-feira (19), e, mais tarde, a região de Hokuriku e a Prefeitura de Niigata.
Uma frente de chuva sazonal trouxe algumas das chuvas mais fortes já registradas para as prefeituras de Akita e Yamagata até domingo (16).
A Agência Meteorológica diz que a frente ativa está se estendendo do Mar do Japão até Tohoku novamente, trazendo nuvens de chuva na terça-feira.
As autoridades das prefeituras de Iwate e Akita emitiram alertas de deslizamentos de terra, pois o solo de algumas áreas ficou saturado com a chuva forte.
É provável que a frente se desloque para o sul, em direção à região de Hokuriku, no lado do Mar do Japão, na quarta-feira (19).
É provável que chuvas torrenciais acompanhadas de trovões atinjam Tohoku até quarta-feira, e Hokuriku e Niigata por volta do meio-dia de quarta a quinta-feira.
Nas 24 horas até a noite de quarta-feira, o lado do Mar do Japão de Tohoku deverá ter 120 milímetros de chuva; Niigata, 100 milímetros; e Hokuriku, 70 milímetros.
As autoridades meteorológicas alertam que mesmo chuvas leves podem aumentar o risco de desastres, já que as recentes chuvas fortes já soltaram o solo ou danificaram os diques dos rios.
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am
- Musk e Ramaswamy planejam cortes drásticos no governo dos EUA - 22 de novembro de 2024 11:22 am
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am