O presidente eleito do Paraguai, Santiago Pena, garantiu à presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, que seu país manterá os laços diplomáticos.
Pena venceu a eleição presidencial em abril, derrotando um candidato da coalizão de oposição que insinuou o estabelecimento de laços diplomáticos com a China. O Paraguai é o único país da América do Sul que mantém relações diplomáticas com Taiwan.
Pena se encontrou com Tsai na quarta-feira (12), durante sua visita a Taiwan antes de sua posse em agosto. A quarta-feira marca 66 anos desde que o Paraguai e Taiwan estabeleceram relações diplomáticas.
Tsai disse que é importante que ela possa comemorar o aniversário com o futuro presidente do Paraguai em Taiwan.
Ela disse esperar que Taiwan e Paraguai permaneçam juntos “na linha de frente da democracia livre em face da expansão do autoritarismo”.
Pena disse que reitera seu compromisso pessoal e o de seu país de apoiar o povo de Taiwan nos próximos cinco anos.
Taiwan planeja enviar uma delegação de alto nível para participar da cerimônia de posse de Pena no Paraguai no próximo mês.
Nove países romperam os laços diplomáticos com Taiwan desde que Tsai assumiu o cargo em 2016. Cinco deles estão na América Latina, como Nicarágua e Honduras.
Taiwan agora tem relações diplomáticas com 13 países.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am