Um comitê da ONU pediu ao Japão que forneça informações sobre uma francesa que desapareceu enquanto fazia turismo em uma cidade japonesa há cinco anos.
Tiphaine Veron, 36 anos na época, foi vista pela última vez saindo de sua acomodação na cidade de Nikko, província de Tochigi, em julho de 2018. A polícia do Japão ainda está procurando por ela.
O Comitê das Nações Unidas sobre Desaparecimentos Forçados havia tomado uma medida de emergência no final de abril para pedir ao governo japonês que fornecesse informações sobre o caso desaparecido.
Um documento divulgado pelo comitê diz que as autoridades francesas abriram uma investigação sobre o desaparecimento de Veron como um caso de sequestro e pediram à polícia japonesa para coletar dados de celulares em 2018 e em 2021. Mas o documento diz que as autoridades não receberam nenhuma resposta.
Na última ação, o comitê diz que pediu ao governo japonês para coordenar com as autoridades francesas da melhor forma possível, fornecendo informações.
O comitê diz que a solicitação foi feita com base na Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão diz que o governo japonês está respondendo adequadamente. A polícia da província de Tochigi está procurando a mulher desaparecida desde que tomou conhecimento do caso e o ministério entende que a busca continuará.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am