Nenhuma embarcação transportando produtos agrícolas partiu do sul da Ucrânia desde que a Rússia anunciou na segunda-feira (17), sua retirada de um acordo que permitia a exportação de grãos ucranianos dos portos do Mar Negro.
O Centro de Coordenação Conjunta em Istambul conduziu inspeções de embarcações depois que o acordo foi fechado em julho do ano passado entre a Ucrânia e a Rússia, com a intermediação da Turquia e das Nações Unidas. Autoridades das quatro partes realizaram as inspeções em conjunto.
O centro diz que um total de 1.004 embarcações partiram de três portos ucranianos desde agosto do ano passado até quinta-feira.
O centro também diz que um total de cerca de 32,9 milhões de toneladas de produtos agrícolas foram exportados durante o período.
Oito navios partiram de portos ucranianos este mês, mas nenhum navio partiu depois de segunda-feira.
O centro diz que nenhum pedido de inspeção de embarcações com destino à Ucrânia foi aprovado desde 27 de junho, e 29 embarcações estavam esperando por inspeções em 15 de julho.
O site Marine Traffic mostra que embarcações, incluindo navios de carga, estavam atracando nas águas de Istambul na sexta-feira (21).
As preocupações com uma crise global de alimentos estão aumentando.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse em uma coletiva de imprensa na segunda-feira que a retirada da Rússia do acordo será “um golpe” para as pessoas necessitadas.
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am
- Aniversário solidário de Cristiane Yokoyama reúne amigos - 24 de fevereiro de 2025 7:24 am