O Ministério da Defesa da Rússia afirma que as forças do país abateram um míssil ucraniano sobre a cidade portuária de Taganrog, no sul da Rússia. Moscou está culpando a Ucrânia pelos ferimentos e danos causados pelos fragmentos do míssil.
Autoridades russas disseram na sexta-feira (28), que os destroços caíram e danificaram vários edifícios na cidade. A agência de notícias estatal do país, Tass, informou que 16 pessoas ficaram feridas no incidente.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que o “lado russo se reserva o direito de tomar medidas retaliatórias severas”.
No início do dia, o Ministério da Defesa disse que um drone ucraniano havia sido abatido pelas defesas aéreas na região de Moscou. O ministério disse que não há relatos de feridos ou danos.
A Ucrânia não respondeu às alegações da Rússia, mas o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak publicou uma mensagem nas mídias sociais na sexta-feira (28). Ele disse: “Tudo o que está acontecendo na Rússia, incluindo Taganrog, é uma consequência incondicional da guerra em grande escala iniciada pela Rússia”.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse em uma atualização de inteligência no sábado (29) que houve “um aumento dos combates em dois setores no sul da Ucrânia” nas últimas 48 horas.
O ministério disse que o foco dos combates está perto da aldeia de Robotyne, que fica a cerca de 10 quilômetros ao sul de Orikhiv, na região sul de Zaporizhzhia.
Também disse que as forças ucranianas capturaram a aldeia de Staromaiorske na região de Donetsk.
Na quinta-feira (27), o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy postou um vídeo na mídia social. No clipe, os soldados ucranianos afirmam que tomaram a aldeia.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am