A agência de notícias estatal chinesa Xinhua informou que o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, foi removido do cargo.
A Xinhua disse na terça-feira (25), que o Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo tomou a decisão sem citar quaisquer razões para a remoção de Qin.
A agência de notícias também informou que o comitê decidiu que Wang Yi, membro do Politburo do Partido Comunista, responsável pela política externa da China, ocupará o cargo de ministro das Relações Exteriores.
Qin foi nomeado ministro das Relações Exteriores em dezembro para suceder Wang e, em março, foi eleito conselheiro de Estado, um cargo equivalente ao de vice-premiê.
Esperava-se que Qin participasse de uma série de reuniões da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, realizadas na Indonésia até 14 de julho como ministro das Relações Exteriores.
Mas o Ministério das Relações Exteriores da China anunciou que Qin estava ausente por motivos de saúde. Sua última aparição pública foi registrada em 25 de junho.
Há rumores na Internet de que Qin está sendo investigado por suas relações com uma repórter de uma emissora de TV de Hong Kong.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm