A cantora, compositora e musicista mineira radicada em Sampa, Maria Leite é um dos nomes da nova safra de cantoras e compositoras de MPB. Em março de 2023 ela recebeu uma homenagem oferecida pela Câmara Municipal de Patrocinio (MG), sua terra natal. O evento denominado Noite Das Mulheres, destacam o nome da cidade por meio da Cultura Patrocinense.
A leonina Maria Aparecida do Nascimento Leite, nascida em um dia 31/07, mudou-se para Patrocínio- MG aos sete anos de idade juntamente com a sua família. Seu pai, Antonio Augusto Leite, natural de Alfenas (sul de Minas Gerais), era gerente das Casas Pernambucanas. Sua mãe, Teresinha do Nascimento Leite (in memorian), natural de Caratinga (noroeste de Minas Gerais), era contadora e professora do Colégio Olímpio dos Santos e Colégio Berlaar. Seus irmãos Afonso do Nascimento Leite, hoje dentista, e Maria Conceição do Nascimento Leite (in memorian), era estudante de odontologia.
Maria Leite estudou na Escola Municipal Casimiro de Abreu e no Colégio Berlaar, antigo Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, onde iniciou os estudos de piano, com a Irmã Renè.
Após a formatura do curso Normal, estudou Letras na Unicerp, em Patrocínio, MG. Um semestre antes da formatura do curso de Letras, Maria Leite fez uma viagem à Inglaterra, de três meses, para gabaritar sua conversação na língua Inglesa, haja vista que naquele momento de sua vida ela já trabalhava como professora de inglês no CCAA da cidade. Assim que retornou para o Brasil, terminou o curso da faculdade, e, já formada, mudou-se para São Paulo.
Estando na cidade que não dorme, Maria Leite começou a ‘modelar’ na agência Ford Models e ao mesmo tempo começou a trabalhar numa importadora de máquinas de costuras vindas da China, a Jiao Jiang. Durante sua estada em São Paulo, Maria desenvolveu seu lado artístico, primeiramente como modelo, e na sequência conquistou o DRT de atriz após passar pelos cursos Oficina De Atores Da Rede Globo e Atuação Para Cinema Fatima Toledo, além de ter atuado em diversas propagandas de TV.
Estudou música na conceituada Fundação Das Artes De São Caetano. Em 1999 passou no teste para ser backing vocal da banda do cantor Edson Cordeiro e com ele cantou até o início de 2007, trabalho no qual viajou por todo o Brasil e participou de diversos programas de TV ao lado do cantor. Ao final deste mesmo ano embarcou no navio italiano Costa Magica, onde trabalhou como cantora, acompanhada do violonista de sete cordas Joaquim Rabello. A dupla trabalhou no navio por cinco meses viajando pela Itália, Espanha, Ilhas Canárias, Marrocos(África) e litoral do nordeste brasileiro.
De volta à terra firme Maria Leite começou a compor seu primeiro álbum autoral Confessional Urbano que foi lançado em 2013. O seu álbum autoral mais recente, O Bonde, foi lançado em 2018. Os dois discos estão disponíveis nas plataformas digitais YouTube Spotify, Deezer, Google Play. No início de 2018 Maria Leite foi capa do caderno de cultura do Jornal O Estado De São Paulo, juntamente com outras compositoras, sob o título de “A era das cantautoras”.
Dos dois discos Maria Leite tem canções que são executadas pelas rádios paulistanas Rádio Brasil Atual (98,9 FM) e Rádio USP (93,7 FM).
Além das músicas em execução na programação das rádios, Maria Leite trabalhou como apresentadora de programa de rádio ao lado do velejador Beto Pandiani, na rádio Mitsubishi FM, do Grupo Bandeirantes.
De 2003 a 2006 trabalhou como secretária executiva bilíngue na PPD Sports (Pedro Paulo Diniz Sports), agência promotora das competições de automobilismo Fórmula Renault e Copa Clio.
Instagram: https://www.instagram.com/maria_leite/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am