O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, encerrou sua reunião de cúpula com o presidente dos Emirados Árabes Unidos após divulgar uma declaração conjunta que inclui o compromisso de cooperar na descarbonização.
Nas conversações de segunda-feira (17), Kishida disse ao presidente, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, que o Japão valoriza muito suas relações com os Emirados Árabes Unidos, um país que ele descreve como um parceiro estratégico. Ele também disse que deseja estabelecer um relacionamento pessoal mais próximo com o presidente.
Kishida expressou a gratidão do Japão aos Emirados Árabes Unidos, de onde o país importa quase 40% de seu petróleo bruto, e pediu um fornecimento estável e contínuo do país.
Kishida também ofereceu apoio à diversificação industrial dos Emirados Árabes Unidos com a tecnologia avançada do Japão em áreas como espaço, inteligência artificial e saúde.
Ele buscou estreitar os laços diplomáticos e de segurança com os Emirados Árabes Unidos, que, assim como o Japão, é um membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU. Os dois países assinaram um acordo relativo à transferência de equipamentos e tecnologia de defesa no início deste ano.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am