O Ministério do Comércio do Japão disse que Tóquio e Seul assinaram um memorando para promover o diálogo para ajudar a garantir a operação adequada de seus sistemas de controle de exportação.
O anúncio publicado na terça-feira (11), disse que os ministérios do comércio do Japão e da Coreia do Sul realizaram conversas sobre políticas de controle de exportação em nível de diretoria na sexta-feira (7), e assinaram um memorando de cooperação.
Em 2019, o Japão retirou a Coreia do Sul da lista de países com status de comércio preferencial, que têm direito a procedimentos simplificados de controle de exportação. O Japão citou deficiências no sistema de controle de comércio da Coreia do Sul.
Mas em junho, o Japão decidiu restaurar a Coreia do Sul na lista, a partir de 21 de julho.
O memorando estipula que as duas nações continuarão a manter conversações políticas periodicamente.
O documento também afirma que, se uma situação inadequada for descoberta, como a exportação de mercadorias sem consentimento que poderiam ser usadas para aplicações militares, os dois lados manterão um diálogo sobre políticas, sem demora, para decidir quais ações são necessárias.
Tóquio quer impulsionar a cooperação bilateral sobre controles de exportação, já que as duas nações não realizam negociações sobre políticas desde 2019, quando o Japão reforçou as regulamentações de exportação para a Coreia do Sul.
- Seis mortos em acidente de helicóptero no rio Hudson, NY - 11 de abril de 2025 9:43 am
- Hiroshima ampliará convite para cerimônia da bomba atômica - 11 de abril de 2025 9:19 am
- Triplicam avistamentos de drones chineses perto do Japão - 11 de abril de 2025 8:55 am