Os chefes de relações exteriores e de defesa dos Estados Unidos e da Austrália reafirmaram que fortalecerão a cooperação de segurança em meio à crescente assertividade da China em relação a Taiwan. Os EUA também concordaram em ajudar a Austrália a desenvolver mísseis guiados até 2025.
O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Secretário de Defesa, Lloyd Austin, reuniram-se com a Ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, e com o Ministro da Defesa, Richard Marles, em Brisbane, Austrália, no sábado.
Austin disse durante uma coletiva de imprensa após a reunião “dois mais dois” que eles compartilhavam o compromisso com uma região livre e aberta do Indo-Pacífico e que promoverão ainda mais sua aliança.
Isso inclui o compromisso dos EUA de ajudar a Austrália a produzir sistemas de foguetes guiados de lançamento múltiplo até 2025. Dizem que eles aumentam a precisão dos ataques.
Os dois países também concordaram com visitas mais frequentes de submarinos de propulsão nuclear dos EUA à região.
Além disso, confirmaram o avanço dos acordos de segurança multilateral, incluindo exercícios conjuntos com o Japão envolvendo caças F-35.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am