-7 C
Kóka
sábado, 22 fevereiro, 2025 5:05: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

BOJ será mais flexível no controle da curva de juros e aumenta a perspectiva de inflação para o ano fiscal de 2023

O Banco do Japão decidiu conduzir sua política de controle da curva de rendimentos com maior flexibilidade.

O Banco do Japão decidiu conduzir sua política de controle da curva de rendimentos com maior flexibilidade.

Os formuladores de políticas econômicas do BOJ encerraram sua reunião de dois dias na sexta-feira (28).

Eles disseram que o Banco continuará a permitir que os rendimentos dos títulos do governo japonês de 10 anos flutuem em uma faixa de cerca de 0,5 ponto percentual para mais e para menos em relação ao nível-alvo, ao mesmo tempo em que conduzirá o controle da curva de rendimentos com maior flexibilidade. Os limites superior e inferior da faixa serão considerados como referências, em vez de limites rígidos.

Essa é a primeira modificação na política do BOJ sob o comando de Ueda Kazuo, que é o governador desde abril.

A decisão foi tomada em um momento em que o Banco diz que ainda não se vislumbra a realização sustentável e estável da meta de estabilidade de preços de 2%, acompanhada de aumentos salariais.

O BOJ acrescentou que precisa continuar pacientemente a flexibilização monetária, incluindo a política de controle da curva de rendimentos. Os formuladores de políticas econômicas dizem que é apropriado aprimorar a estrutura atual implementando o controle da curva de rendimentos com maior flexibilidade.

Mas alguns especialistas, incluindo um ex-membro da diretoria do BOJ, dizem que outros motivos podem estar por trás da última decisão do banco central. O professor da Universidade de Keio, Shirai Sayuri, diz que permitir mais flutuação nos rendimentos dos JGBs, especialmente além do limite superior, significa “um aperto de fato da política monetária” e que o “BOJ deu um passo em direção à normalização de sua política”.

O banco central elevou sua perspectiva de inflação para o atual ano fiscal, que começou em abril.

Ele elevou suas expectativas de preços ao consumidor, excluindo alimentos frescos, para 2,5%, em comparação com sua projeção anterior de abril, de 1,8%.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img