A Ucrânia diz que suas tropas estão avançando em sua contraofensiva contra as forças russas e indicou que uma operação em grande escala ainda está por vir.
O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia disse na terça-feira que suas tropas avançaram parcialmente nas frentes em direção a Melitopol, uma cidade importante na região sul de Zaporizhzhia, e Berdyansk, uma cidade portuária de frente para o Mar de Azov. Os oficiais também disseram que as tropas estão se entrincheirando nas posições conquistadas.
A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse que a Rússia está concentrando suas forças em Lyman, na região leste de Donetsk e em outros lugares, tornando os combates mais acirrados. Mas ela disse que o “maior golpe” ainda está por vir na contraofensiva.
O presidente, Volodymyr Zelenskyy, disse em um vídeo divulgado na terça-feira que os soldados ucranianos no leste e no sul estão “destruindo o inimigo”, e que isso continuará.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse na quarta-feira (21), que “a Rússia continuou a despender esforços significativos na construção de linhas defensivas nas áreas da retaguarda, especialmente nas proximidades da Crimeia ocupada”. O ministério acrescentou que elas incluem uma extensa zona de defesa de 9 quilômetros de comprimento na parte norte da península.
O ministério também disse que “a Rússia continua a ver a manutenção do controle da península como uma prioridade política máxima”.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am