24.3 C
Kóka
domingo, 2024/09/08  10:56
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Reino Unido, França e Alemanha preocupados com material nuclear não declarado em duas instalações do Irã

A Grã-Bretanha, a França e a Alemanha expressaram grande preocupação com a detecção de material nuclear não declarado anteriormente em duas instalações no Irã.

A Grã-Bretanha, a França e a Alemanha expressaram grande preocupação com a detecção de material nuclear não declarado anteriormente em duas instalações no Irã.

O Conselho de Diretores da Agência Internacional de Energia Atômica discutiu os programas nucleares do Irã em reuniões, em Viena, que terminaram na quinta-feira (8).

Os diretores discutiram a presença de partículas de urânio não declaradas anteriormente em três locais no Irã.

O Irã explicou que o material nuclear pode ter sido usado em uma instalação de pesquisa relacionada a uma antiga mina em um dos locais.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, disse em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (5), que a agência recebeu “uma resposta que é plausível”. Mas ele acrescentou: “Não temos nenhum meio de realmente provar ou refutar” a explicação do Irã.

A Grã-Bretanha, a França e a Alemanha disseram em uma declaração conjunta na quarta-feira que a agência não relatou “nenhum progresso no sentido de resolver as questões de salvaguardas pendentes” nos outros dois locais.

A declaração pediu ao Irã que esclareça e resolva todas as questões pendentes antes da próxima reunião do Conselho de Governadores da AIEA, marcada para setembro. Ele disse que se o Irã não fizer isso, “o Conselho terá que estar preparado para tomar medidas adicionais”.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)