A vice-ministra da Defesa da Ucrânia disse que as forças do país libertaram oito comunidades nas últimas duas semanas em suas operações de contraofensiva.
Hanna Maliar publicou nas mídias sociais na segunda-feira (19), que a aldeia de Piatykhatky, na região sul de Zaporizhzhia, está entre as que foram recuperadas.
Um oficial pró-russo da região também disse que as tropas ucranianas retomaram o vilarejo.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que as forças ucranianas estão avançando mais ativamente na direção de Zaporizhzhia.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse, em sua atualização de inteligência, na segunda-feira (19), que “é muito provável que a Rússia tenha começado a realocar elementos de seu Grupo de Forças de Dnipro da margem oriental do rio Dnipro para reforçar os setores de Zaporizhzhia e Bakhmut”.
O ministério acrescentou que a realocação envolve potencialmente vários milhares de soldados.
Ele disse que a redistribuição “provavelmente reflete a percepção da Rússia de que um grande ataque ucraniano através do Dnipro é agora menos provável após o colapso da barragem de Kakhovka e as inundações resultantes”.
O Instituto para o Estudo da Guerra dos EUA disse em sua avaliação no domingo (18), que as forças ucranianas continuaram as ações contraofensivas “em pelo menos quatro setores da frente” nas regiões de Donetsk e Zaporizhzhia e “obtiveram ganhos territoriais limitados”.
Ele também disse que “as forças ucranianas podem estar interrompendo temporariamente as operações contraofensivas para reavaliar suas táticas para operações futuras”.
- Primeiro-ministro do Japão encontra Biden, Yoon e Xi - 16 de novembro de 2024 12:02 pm
- Ministro japonês visita Ucrânia e reafirma apoio contínuo - 16 de novembro de 2024 11:52 am
- Líderes da APEC discutem comércio e crescimento sustentável - 16 de novembro de 2024 11:45 am