O Ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, disse que a liberdade e a democracia estão em jogo e conclamou a comunidade global a apoiar Taiwan.
Wu fez um discurso em uma conferência internacional sobre segurança e democracia na capital tcheca, Praga, na quarta-feira (14). O presidente tcheco Petr Pavel estava presente.
No início do evento, Pavel disse que os interesses e valores estratégicos de longo prazo da China “não são compatíveis com os nossos”. Ele disse que o mundo deve continuar apoiando totalmente a preservação de um arranjo democrático em Taiwan.
Wu disse que Taiwan enfrenta enormes desafios da China, enfatizando que a ameaça militar de Pequim tem aumentado em torno do Estreito de Taiwan.
Ele buscou apoio internacional para Taiwan, dizendo que “o que está em jogo é nossa verdadeira crença na liberdade, na democracia, nos direitos humanos e no estado de direito”.
Wu acrescentou: “Tenho toda a confiança de que quando as democracias do leste e do oeste estiverem juntas, nós prevaleceremos”.
Em 2021, ele visitou a República Tcheca e outros países europeus que costumavam estar sob a influência da antiga União Soviética, provocando uma forte reação da China.
A República Tcheca tem relações diplomáticas com a China, mas o país da Europa Central aprimorou suas relações com Taiwan. Em janeiro, o presidente eleito Pavel conversou por telefone com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, antes de ser empossado como chefe de estado, em uma rara ação diplomática.
- Trump escolhe Robert F. Kennedy Jr. como secretário da Saúde - 15 de novembro de 2024 2:06 pm
- Nova York implementará taxa de congestionamento em janeiro - 15 de novembro de 2024 1:52 pm
- Thaksin Shinawatra faz discurso raro em comício na Tailândia - 15 de novembro de 2024 1:47 pm