EUA e Taiwan assinam acordo comercial
Representantes dos EUA e de Taiwan assinaram o primeiro acordo do que eles chamam de Iniciativa EUA-Taiwan para o Comércio do Século XXI. A cerimônia foi realizada na quinta-feira (1), em Arlington, Virgínia.
O acordo simplifica os procedimentos de fronteira, permitindo que as empresas americanas entreguem seus produtos de forma “mais fácil, rápida e barata”. Pequenas e médias empresas de ambos os lados receberão apoio com financiamento, abrindo oportunidades de comércio e investimento.
Os líderes chineses têm se oposto, repetidamente, à iniciativa por considerá-la uma violação do princípio de “uma só China”.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, disse em uma coletiva de imprensa em Pequim na quinta-feira que os EUA não devem assinar acordos com Taiwan que “impliquem em soberania”. Ela acrescentou que os EUA não devem enviar “nenhum sinal errado para as forças separatistas em prol da independência de Taiwan em nome da economia e do comércio”.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, espera desenvolver esse acordo. Ela quer que os acordos em outras áreas comerciais, incluindo agricultura, comércio digital e padrões trabalhistas, sejam concluídos até o final do ano.
- Dow Jones despenca 2.100 pontos com temor de tarifas recíprocas de Trump - 5 de abril de 2025 6:46 am
- Terremoto de magnitude 6,9 atinge Papua-Nova Guiné - 5 de abril de 2025 6:37 am
- China anuncia tarifa de 34% sobre produtos dos EUA - 5 de abril de 2025 3:53 am