A Dieta do Japão promulgou um projeto de lei que permite que as usinas nucleares operem além do limite atual de 60 anos.
A legislação foi aprovada na sessão plenária da Câmara Alta na quarta-feira (31), por maioria de votos, com o apoio do Partido Liberal Democrático, no poder, e de seu parceiro de coalizão júnior, Komeito, além de outros partidos.
A Câmara Baixa da Dieta havia aprovado a legislação em abril.
De acordo com a revisão, as usinas nucleares podem permanecer em operação além do limite de 60 anos, excluindo o tempo gasto para passar por inspeções e testes.
A revisão exige que os equipamentos e dispositivos da usina sejam inspecionados quanto à deterioração a cada 10 anos ou menos, depois de estarem em operação por 30 anos.
Os operadores das usinas também deverão elaborar planos de gerenciamento e receber aprovação da Nuclear Regulation Agency.
O órgão de fiscalização nuclear aprovou o plano por maioria de votos em fevereiro, sendo que um de seus cinco membros votou contra. É raro que o órgão regulador decida sobre questões importantes sem uma votação unânime.
Isso levou o governo a adiar seu plano inicial e aprovar o projeto de lei no Gabinete no final de fevereiro, em um esforço para dissipar as preocupações do público.
Durante as deliberações na Câmara dos Deputados, os partidos governistas concordaram em acrescentar algumas disposições após negociações com o Nippon Ishin Japan Innovation Party e o Democratic Party for the People.
Uma das disposições exige que o governo busque a cooperação dos residentes em áreas urbanas que consomem uma grande quantidade de eletricidade.
Com a aprovação do projeto de lei, grupos de cidadãos que se opõem a ele se reuniram em frente ao prédio da Dieta e protestaram.
Um membro de um grupo ambientalista disse que a aprovação significa que o governo está fazendo uma grande reviravolta na política em favor do setor de energia nuclear.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am