O gabinete presidencial da Coreia do Sul recebeu com satisfação o fato de o Japão ter reintegrado a Coreia do Sul à sua lista de países com status de comércio preferencial, o que permite procedimentos simplificados de exportação.
O porta-voz do gabinete presidencial, Lee Do-woon, disse na terça-feira (27), que a reintegração é uma medida simbólica que mostra que a confiança bilateral foi restaurada e que as incertezas sobre o comércio foram eliminadas.
Lee observou que a medida foi tomada quando os líderes do Japão e da Coreia do Sul retomaram a diplomacia e a cooperação econômica se tornou mais ativa. Ele acrescentou que Seul espera que o intercâmbio entre as empresas dos dois países seja acelerado.
O Ministério do Comércio, Indústria e Energia de Seul disse em um comunicado que a confiança bilateral sobre os controles de exportação foi totalmente restaurada. Ele disse que as autoridades dos dois países mantiveram intensas conversações sobre política comercial desde que o presidente Yoon Suk-yeol visitou o Japão em março.
O ministério disse que a Coreia do Sul continuará a pressionar por uma estreita cooperação com o Japão em várias questões comerciais bilaterais e multilaterais.
No início do dia, o Gabinete do Japão aprovou a restauração da Coreia do Sul na lista de status de comércio preferencial. Em 2019, Tóquio reforçou os controles de exportação contra Seul e a retirou da lista de países com status de comércio preferencial, citando preocupações de segurança.
- Aniversário solidário de Cristiane Yokoyama reúne amigos - 24 de fevereiro de 2025 7:24 am
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am