Velejadores russos e bielorrussos poderão participar das eliminatórias para os Jogos de Paris de 2024
O Conselho Mundial de Vela anunciou uma declaração permitindo que atletas russos e bielorrussos retornem às competições em abril do próximo ano.
Segundo a declaração, os velejadores de ambos os países poderão participar de eventos de qualificação para as Olimpíadas de Paris de 2024, com a condição de competirem como “neutros individuais”.
A World Sailing emitiu uma declaração na terça-feira (23). Os eventos de qualificação serão realizados em abril do próximo ano.
A decisão do órgão mundial foi tomada depois que o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional deu sua orientação às federações esportivas internacionais, em março, sobre as condições dos atletas de ambos os países. A diretoria disse que aprova o retorno desses competidores como atletas individuais neutros.
O COI também disse que os atletas não devem ter sido contratados por agências militares ou de segurança nacional e que equipes de atletas não podem ser consideradas. O COI disse que o próximo mês de abril é a “oportunidade específica para os velejadores com passaporte da Rússia e da Bielorrússia retornarem à competição internacional como atletas neutros”.
A World Sailing também disse, em um comunicado, que “continua totalmente comprometida em apoiar a comunidade de vela da Ucrânia durante o que continua a ser um momento inimaginavelmente difícil”.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm