Sinais de surto de sarampo no Japão
O Japão pode estar passando por um surto de sarampo, com o número de pessoas infectadas este ano ultrapassando os totais relatados em cada um dos últimos dois anos.
O sarampo é uma infecção viral que causa febre, tosse e erupções cutâneas. Quase todas as pessoas que não têm imunidade a ele desenvolverão sintomas quando infectadas.
O vírus também pode provocar pneumonia ou encefalite, levando a doenças graves ou até mesmo à morte.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas divulgou na terça-feira (23), dados preliminares mostrando que sete casos de sarampo foram confirmados em todo o Japão este ano, até 14 de maio.
Três dos casos ocorreram em Tóquio e um em cada uma das prefeituras de Ibaraki, Kanagawa, Niigata e Osaka.
Dois dos casos de Tóquio e um em Niigata foram confirmados na semana até 14 de maio.
O Japão teve seis casos de sarampo em 2021 e 2022, pois as viagens ao exterior diminuíram durante a pandemia do coronavírus.
O sarampo está se espalhando na Ásia e em outros lugares. No mês passado, descobriu-se que um homem que havia retornado da Índia estava infectado, assim como duas pessoas que estavam no mesmo trem-bala Shinkansen que ele.
Os governos locais no Japão estão pedindo cautela, divulgando os meios de transporte público usados por pessoas infectadas.
O professor da Universidade de Kitasato, Nakayama Tetsuo, diz que houve poucos casos de sarampo nos últimos anos, mas agora há sinais de um surto.
Ele está pedindo que o público seja lembrado dos riscos do sarampo e se submeta a testes de anticorpos ou vacinação.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am