Russos perdem terreno em Bakhmut
As tropas ucranianas tentam, há meses, repelir as forças russas na cidade de Bakhmut, no leste do país, que tem sido o epicentro da guerra. Eles conseguiram interromper o avanço. Agora, eles começaram a ganhar terreno.
A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse na sexta-feira (12), que as forças ucranianas não perderam uma única posição na cidade durante uma semana inteira. Ela acrescentou que as tropas conseguiram até mesmo retomar 2 quilômetros de território.
Em Moscou, o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, admitiu que os ucranianos lançaram 26 ataques com mais de 1.000 soldados. No entanto, ele minimizou o impacto.
Konashenkov disse: “Todos os ataques das unidades ucranianas foram repelidos. Não foi permitido romper a defesa das tropas russas”.
Konashenkov acrescentou que suas forças recuaram de algumas áreas para fortificar suas defesas.
No entanto, o líder dos mercenários que lutam ao lado das tropas russas considerou isso uma “mentira”.
Yevgeny Prigozhin, fundador do Wagner Group, disse: “Os flancos estão desmoronando, a frente está em colapso. E as tentativas do Ministério da Defesa de dizer coisas para fazer a situação parecer melhor estão – e vão – trazer uma tragédia geral para a Rússia”.
Espera-se que os comandantes ucranianos lancem uma contraofensiva em grande escala. No entanto, os analistas do Institute for the Study of War, em Washington, descrevem os recentes ataques como “localizados”. E os líderes em Kiev dizem que suas tropas precisam de mais tempo para se preparar e que ainda estão aguardando a entrega da ajuda militar prometida.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am