Rússia e Irã constroem novo corredor para enfrentar as sanções ocidentais
A Rússia e o Irã concordaram em construir uma ferrovia que, segundo eles, será uma importante rota comercial no futuro.
O presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega iraniano, Ebrahim Raisi, mantiveram conversações on-line na quarta-feira (17).
Eles assinaram um acordo para a construção de uma ferrovia no norte do Irã, ao longo da costa do Mar Cáspio. A Rússia financiará o projeto.
Putin disse que planeja construir um grande corredor de transporte ligando os portos do Mar Báltico, no norte da Rússia, e o Golfo Pérsico, no sul do Irã.
Ele disse que a nova passagem será usada para entregar alimentos e outros produtos agrícolas ao Irã, aos estados do Golfo Pérsico e aos países africanos.
Ele disse que o corredor “fará uma contribuição considerável e prática para a segurança alimentar global”.
Enquanto isso, o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak, responsável pelas questões energéticas, foi visto visitando uma feira de petróleo e gás realizada em Teerã, capital do Irã, na quarta-feira (17).
Acompanhado por um ministro iraniano, ele visitou estandes de empresas russas para demonstrar o fortalecimento dos laços da Rússia com o Irã no setor de energia.
Essas ações ocorrem no momento em que as nações ocidentais continuam a aplicar mais sanções econômicas contra a Rússia e o Irã.
Os Estados Unidos parecem cada vez mais desconfiados do Irã, que desde agosto passado forneceu à Rússia mais de 400 drones que estão sendo usados para atacar a infraestrutura ucraniana.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am