5.1 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 8:25: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Projeto de declaração do G7 sobre a Ucrânia condena a Rússia

De acordo com a NHK, foi obtido o rascunho da declaração do G7 sobre a Ucrânia, cuja versão final será divulgada durante a próxima cúpula de líderes em Hiroshima.

Projeto de declaração do G7 sobre a Ucrânia condena a Rússia

De acordo com a NHK, foi obtido o rascunho da declaração do G7 sobre a Ucrânia, cuja versão final será divulgada durante a próxima cúpula de líderes em Hiroshima.

O documento condena a invasão da Rússia e promete fazer todos os esforços para restaurar a paz no país.

O Japão, presidente da cúpula que começa na sexta-feira (19), tem coordenado com seus pares do G7 a divulgação de uma declaração sobre a Ucrânia, separada da declaração dos líderes.

O esboço classifica a agressão da Rússia como uma guerra de invasão injustificável e não provocada que desconsidera a Carta das Nações Unidas.

Também destaca que a guerra está afetando países com posições vulneráveis de segurança alimentar e energética. O documento diz que o G7 denuncia a Rússia nos termos mais fortes possíveis.

O documento pede à Rússia que retire todas as suas tropas da Ucrânia imediatamente e sem condições. Ele enfatiza que a paz duradoura não pode ser alcançada sem a retirada da Rússia.

A minuta adverte que haverá sérias consequências caso a Rússia use armas nucleares, biológicas ou químicas.

Ele cita uma declaração adotada na cúpula do G20 do ano passado na Indonésia, da qual a Rússia participou, que dizia: “O uso ou ameaça de uso de armas nucleares é inadmissível”.

O documento promete garantir que a Ucrânia receba a assistência econômica necessária.

Ele também se compromete a estender a assistência aos países e às pessoas afetadas negativamente pela situação na Ucrânia, tendo em mente as nações emergentes e em desenvolvimento, coletivamente chamadas de “Sul Global”.

Na conclusão, o documento diz que os líderes do G7 prometem, a partir de Hiroshima, uma cidade que simboliza a paz, fazer todos os esforços para trazer paz duradoura à Ucrânia o mais rápido possível, mobilizando todas as medidas políticas.

O governo japonês planeja considerar o acréscimo de descrições mais específicas sobre as sanções contra a Rússia e algumas outras questões. Também pretende incorporar o resultado das discussões dos líderes do G7 na cúpula.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img