Prefeito de Melitopol diz a libertação da cidade seria um passo para a retomada da Crimeia
O prefeito de Melitopol diz que sua cidade, na região de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, será uma das principais cidades para a contraofensiva planejada por Kiev contra a Rússia.
Melitopol foi tomada pelos russos no ano passado. O jornal norte-americano Wall Street Journal disse no sábado (6), que muitos especialistas acreditam que a recaptura de Melitopol é uma das principais prioridades para a Ucrânia, que está partindo para a contraofensiva.
Em uma entrevista on-line com a NHK na quinta-feira (11), o prefeito Ivan Fedorov disse que a libertação de Melitopol significaria que os ucranianos estariam começando a libertar a Crimeia. A Rússia anexou unilateralmente a Crimeia em 2014.
Sobre a situação atual, Fedorov disse que a Rússia está enviando suas tropas e combatentes da empresa militar privada Wagner Group, e dezenas de milhares de soldados russos estão agora situados na linha de frente.
Ele disse que a Rússia construiu mais de três linhas de defesa na região de Zaporizhzhia.
O prefeito disse que as forças russas usaram Melitopol como um centro de logística para unidades posicionadas nas regiões de Zaporizhzhia e da vizinha Kherson, portanto a cidade é de importância estratégica para a Rússia.
Fedorov também disse que Melitopol está conectada à Rússia e à Crimeia por duas rodovias, portanto a cidade é uma “porta de entrada” para a Crimeia.
Ele disse que é por isso que Melitopol é uma das cidades mais importantes que os ucranianos precisam libertar.
O prefeito sugeriu que a contraofensiva da Ucrânia será uma operação maior do que nunca, com sua cidade sendo uma das chaves, portanto, preparações cuidadosas estão em andamento.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am