Poucas perspectivas de restauração em Myanmar uma semana após o ciclone
As perspectivas de restauração imediata nas áreas atingidas por um ciclone devastador há uma semana em Myanmar são escassas.
O ciclone Mocha atingiu o estado de Rakhine, no oeste do país, em 14 de maio, onde os militares estão pressionando a minoria muçulmana Rohingya.
O Governo de Unidade Nacional pró-democracia, que se opõe aos governantes militares do país, diz que o ciclone deixou 435 pessoas mortas, e espera-se que esse número aumente.
Takagi Noriko, que chefia o escritório do Alto Comissariado da ONU para Refugiados em Myanmar, falou à NHK no sábado (19).
Takagi disse que seu escritório tem fornecido ajuda gradualmente. Mas ela disse que não foi possível ajudar todas as pessoas afetadas, pois a equipe não pode visitar as áreas atingidas pelo ciclone para investigar a situação.
Ela disse que se reuniu com autoridades militares na capital Naypyitaw na terça-feira (16), para pedir permissão para entrar nas áreas afetadas, mas ainda não recebeu aprovação.
Takagi disse que seu escritório havia estocado suprimentos antes do ciclone e está pronto para distribuí-los.
Ela disse que a vida das pessoas afetadas se tornará pior à medida que a ajuda for atrasada, e que seu gabinete quer ter acesso às áreas afetadas o mais rápido possível.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm