Partidos de oposição tailandeses buscam negociações de coalizão após vitória eleitoral
Os dois principais partidos de oposição da Tailândia estão prontos para iniciar as negociações para formar uma coalizão governista após saírem vitoriosos nas eleições gerais.
Os resultados preliminares divulgados na segunda-feira (15), pelas autoridades eleitorais mostraram que o Partido Move Forward e o Partido Pheu Thai ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, nas urnas no domingo.
O Move Forward Party, que pede a eliminação da influência militar, conquistou 152 cadeiras na câmara baixa. O Pheu Thai, partido afiliado ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, obteve 141 cadeiras.
O partido United Thai Nation, do primeiro-ministro Prayut Chan-o-cha, conquistou 36 cadeiras. Prayut liderou um golpe militar há nove anos.
O líder do Partido Move Forward, Pita Limjaroenrat, declarou vitória e demonstrou vontade de se tornar primeiro-ministro. Ele disse que seu partido busca um parlamento totalmente democrático e que iniciaria negociações de coalizão com o Pheu Thai e outros partidos.
Paetongtarn Shinawatra, que é filha do ex-primeiro-ministro e candidata do Pheu Thai a primeira-ministra, reconheceu que, em uma ligação telefônica com Pita, concordou que seus partidos entrariam em negociações de coalizão.
Os dois partidos de oposição têm uma maioria combinada na câmara baixa. Mas eles estão em desacordo em relação a algumas questões, incluindo as leis de lese majeste, que proíbem insultos à família real, que o Partido Move Forward busca alterar.
Ainda não se sabe se os dois partidos conseguirão formar um governo de coalizão e substituir o governo liderado pelos militares. Os observadores dizem que o Pheu Thai pode se inclinar a formar uma coalizão com outros partidos.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am